CENTRO DE PARTO HUMANIZADO – COMO FUNCIONA?
Interessada em dar à luz seu bebê em um lugar que é quase como em casa e tem uma equipe experiente e solidária? Um centro de parto humanizado pode ser para você.
Se você está pesando suas opções de parto e não quer a atmosfera clínica de um hospital, mas também não está interessada em dar a luz em casa, você pode considerar um centro de parto humanizado.
Então, saiba a seguir como funciona os centros de parto humanizado!

O que é um centro de parto humanizado?
Um centro de parto é uma opção de parto caseira e de baixa tecnologia para gestantes que desejam uma experiência natural de parto. Normalmente, os centros de parto são instalações independentes, mas às vezes são adjacentes ou dentro de um hospital.
Na maioria dos centros de parto, as parteiras (e não obstetra) são os prestadores de cuidados primários.
Além de oferecer um lugar confortável para dar à luz seu bebê, os centros de parto oferecem muitos serviços, incluindo exames em mulheres, aconselhamento pré-concepcional, cuidados pré-natais, educação para o parto, aulas de amamentação, cuidados e apoio pós-parto e controle pós-parto.
Qual é a diferença entre um centro de parto humanizado e um hospital?
Nos centros de parto, os cuidados são normalmente liderados por parteiras, embora os centros de parto possam trabalhar em colaboração com obstetra, pediatras e outros profissionais de saúde — o que significa que eles consultam se necessário.
Mas dar à luz em um centro de parto e dar à luz em um hospital diferem de várias maneiras. Enquanto uma sala de parto em um hospital parece uma clínica, as salas de parto em um centro de parto tendem a ser muito mais elegantes.
E procedimentos que são padrão ou pelo menos comuns em um ambiente hospitalar (como monitoramento fetal contínuo, exames de rotina e indução do trabalho de parto) não são rotineiros em um centro de parto.
Tenha em mente, também, que a maioria dos centros de parto não dão anestesia epidural. Em vez disso, eles se voltam para opções alternativas de alívio da dor, como hidroterapia, exercícios respiratórios, massagem e acupuntura. Alguns centros também oferecem gás óxido nitroso.
Quais são os benefícios de dar à luz em um centro de parto?
Os centros de parto geralmente têm iluminação suave, uma cama confortável de casal, uma televisão, uma cadeira de balanço, sofás para família e amigos e um chuveiro, banheira de hidromassagem e, às vezes, uma cozinha. Em muitas instalações, as famílias são incentivadas a personalizar a sala pendurando fotos, acendendo velas ou aumentando as músicas.
Os centros de nascimento sempre oferecem quartos privados para gestantes – enquanto em um hospital, a menos que seu seguro cubra um quarto privado (muitos não), você será transferido para um quarto semi-privado após o parto.
Você pode andar no centro de parto e ser tão ativa quanto quiser, e usar o que quiser. Você pode até comer uma refeição leve e beber algo após o trabalho de parto.
Você pode ficar com sua família no centro de parto humanizado
As famílias ficam juntas. Com um parto hospitalar, seu bebê será levado para uma sala diferente para seu primeiro check-up e algumas vezes mais para outros procedimentos.
Em um centro de parto, no entanto, a menos que ele precise de cuidados de emergência, seu bebê não será levado para outro quarto após o nascimento (e a família e os amigos também não serão mandados embora – a menos que você queira que eles sejam). Tudo — desde cuidados preventivos como a injeção de vitaminas até o primeiro banho e check-up do bebê — acontece na mesma sala.
Como menos medicamentos e intervenções médicas estão envolvidos, o tempo de recuperação é menor do que em um hospital. A maioria das famílias deixa o centro quatro a oito horas após o nascimento, em comparação com 24 a 48 horas em um hospital. E uma estadia mais curta pode significar que você gasta menos dinheiro.
Quais são as desvantagens de dar à luz em um centro de parto humanizado?
O número de centros de nascimento em todo o país é limitado (e os serviços podem ser de alta demanda) — especialmente se você mora em uma cidade pequena.
Se houver um problema ou emergência, você será transferido para um hospital. Felizmente, menos de 2% das transferências são devidas a emergências (elas são principalmente devido à mãe ter um trabalho de parto extremamente difícil e/ou pedidos de uma anestesia peridural). No entanto, os centros de parto têm oxigênio e ressuscitadores infantis à mão para uso durante o processo de transferência.
Algumas companhias de seguros não cobrem nascimentos em um centro de parto. Entre em contato com sua seguradora para discutir sua cobertura. Os centros de parto não estão equipados para gravidezes de alto risco ou nascimentos múltiplos.