GASTRONOMIA

PROTEINA DE SOJA

Você conhece a proteína de soja e seu valor nutricional? A proteína de soja é uma alternativa vegetal muito boa ao consumo de proteínas animais. Para seguir uma dieta vegetariana ou vegana, o seu consumo é quase inevitável.

Muito fácil de armazenar e usar, a proteína de soja texturizada deve encontrar rapidamente o seu lugar nos seus armários. Para além da sua textura agradável, qualidades nutricionais e benefícios, este alimento desidratado oferece muitos benefícios para o corpo.

Então, o que é proteína de soja valor nutricional? Quais são as contribuições nutricionais desta proteína vegetal desidratada? Continue lendo para ter as respostas

PROTEÍNA DE SOJA VALOR NUTRICIONAL: O QUE É?

A proteína de soja, como o nome sugere, tem sua origem na planta de soja. É mais precisamente proveniente do broto de soja. A soja é um tipo de leguminosa naturalmente pobre em gorduras saturadas e rica em proteínas.

Há muitos derivados da soja, tais como farinha de soja, tempeh, leite de soja, tofu e proteína de soja. A proteína de soja texturizada é feita a partir de farinha de soja cujo óleo foi extraído a frio, daí seu baixo teor de gordura.

A proteína de soja simplesmente passa por processos mecânicos. Nenhum produto químico é adicionado. O pó de soja é misturado com água para obter uma estrutura permeável e depois passado por uma máquina que espreme a massa que foi criada. É essa pressão que infla a massa de soja e cria o volume que conhecemos para os pedaços de proteína de soja.

PROTEÍNA DE SOJA VALOR NUTRICIONAL: AS DIFERENTES FORMAS

A proteína de soja pode ser encontrada em várias formas. É possível optar por proteína de soja em pedaços (mais ou menos grandes) ou por proteína de soja picada.

As proteínas de soja também podem ser compradas em grânulos ou na forma de bife. Normalmente, elas são vendidas em saquetas, e às vezes em massa.

Se comparar a proteína de soja com uma proteína animal, tanto visualmente quanto em sua textura ou uso, ela poderia ser semelhante à carne moída.

PROTEÍNA DE SOJA VALOR NUTRICIONAL

A principal vantagem da proteína de soja é seu valor nutricional. Em média, 50% deste alimento é composto por proteínas.

Por 100 gramas de proteína de soja, 50 gramas de proteína estão, portanto, presentes. Esta proporção é alta, o que torna a proteína de soja uma proteína completa de qualidade.

O teor calórico das proteínas de soja varia de acordo com a marca. No entanto, ela tem uma média de 350 calorias por 100 gramas de proteína vegetal. Em relação ao teor de gorduras e carboidratos, a proteína de soja contém uma média de 14 g de carboidratos e 1 g de gordura por 100 g.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA PROTEÍNA DE SOJA?

Uma das vantagens da proteína de soja texturizada é que ela ajuda a ganhar massa muscular magra. Isto porque, durante o ganho muscular, é importante consumir proteínas suficientes. Na ausência destes, o músculo não pode se desenvolver ou se manter. O alto teor de proteína encontrado nas proteínas de soja, portanto, a torna uma escolha excepcional entre as proteínas vegetais.

É também uma proteína muito apreciada quando se quer a ingestão de aminoácidos. Os aminoácidos são moléculas unitárias que, combinadas em uma certa ordem, formarão proteínas. Depois da água, esses elementos representam a maior parte da massa do corpo humano.

Ter níveis elevados de colesterol ruim (LDL ou lipoproteínas de baixa densidade) é perigoso para a saúde. Felizmente, o consumo de certos alimentos, como proteínas de soja desidratadas, ajuda a combater o colesterol ruim.

Isto porque a proteína de soja desidratada reduz os níveis de lípidos no sangue. Ao consumir 25 gramas de proteína de soja regularmente, além de uma dieta saudável, o colesterol ruim pode diminuir e o colesterol bom (HDL ou lipoproteínas de alta densidade) pode aumentar.

PROTEÍNA DE SOJA VALOR NUTRICIONAL CONTRA A OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos, os torna menos resistentes e aumenta o risco de fraturas, especialmente nos pulsos, fêmur, pélvis e vértebras. Esta doença afeta particularmente as mulheres após a menopausa.

As proteínas de soja são uma alternativa ao consumo de produtos lácteos para promover a solidez dos ossos. De um modo geral, a soja tem um impacto positivo na perda de densidade óssea. Retarda a perda de produção de estrogênio, um fenômeno que causa a fragilidade óssea em mulheres.

Assim como a carne, a proteína de soja contém todos os aminoácidos que o corpo precisa, a saber: leucina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, tironina, triptofano, valina e hetitina. É por isso que esta proteína vegetal é considerada uma proteína completa. É a proteína vegetal ideal para veganos e vegetarianos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *